Artrose do joelho tem Cura?

Essa é uma pergunta frequentemente entre aqueles com essa doença. A Artrose tem como sua principal característica o desgaste da cartilagem do joelho. Se considerarmos a cura da artrose como a regeneração da cartilagem, retornando ao seu estado normal, então, atualmente a artrose não tem cura. Porém, existem muitos tratamentos que podem melhorar os sintomas e diminuir o ritmo de progressão do desgaste.

A cartilagem no joelho ajuda na absorção do impacto e no movimento da articulação, reduzindo o atrito. Na artrose essa cartilagem vai se desgastando de forma progressiva, gerando um maior impacto para os ossos do joelhos e dificultando o movimento.

Nesse artigo vamos falar de algumas das modalidades de tratamento da artrose do joelho:

• Dieta: um dos fatores mais importantes e muito difícil de serem seguidos é a dieta no tratamento da artrose. Uma dieta adequada auxilia na redução de peso e carga sobre o joelho além de ajudar na redução da inflamação. Esse é um fator que sem efeitos colaterais auxilia de forma significativa da melhoria dos sintomas e na redução da velocidade da artrose. Uma dieta balanceada ainda terá efeitos positivos na sua saúde de uma forma geral.

• Exercícios: são essenciais para manutenção do movimento dos joelhos e ganho de força. São recomendados exercícios sem impacto (evitar: corrida, caminhadas longas) e que possibilitem o ganho de musculatura (recomendado: musculação, pilates, hidroginástica..). Lembrando que a atividade física deve ser orientada por uma profissional capacitado e sempre com a recomendação do seu médico. Exercícios são capazes de reduzir a dor da artrose, melhorar a capacidade de fazer as coisas do dia a dia e ajudam a perder peso.

• Medicamentos analgésicos: muitos importante que qualquer medicamento deve ser usado apenas com prescrição médica. Esses remédios buscam reduzir a dor, auxiliando assim na melhora da sua qualidade de vida. Eles não vão recuperar a cartilagem que se desgastou.

• Condroprotetores: são uma série de medicamentos que buscam melhorar os sintomas da artrose. A benefícios de reduzir o ritmo de progressão da artrose é bastante controverso, não sendo um consenso que estes medicamentos tem esse efeito.

• Infiltração de corticoide: essa é uma boa opção para joelhos em momentos de crise, com muita inflamação e dor. Porém tem um efeito de médio a curto prazo.

• Infiltração de ácido hialurônico: podem gerar a melhora de dor, funcionando como uma reposição dessa substância que é reduzida pela artrose. Seu efeito tem um tempo variado, podendo durar mais ou menos, dependendo do grau da artrose.

• Joelheiras e palmilhas: tais recursos buscam reduzir o peso na região do joelho afetada pela artrose. Podem ajudar bastante no controle da dor de forma bem simples. Porém funcionam melhor nos estágios inicias da artrose.

• Fisioterapia: o auxílio de um fisioterapeuta pode ter grande benefício no ganho de força muscular, função e controle dos sintomas da artrose.

• Cirurgia: a principal cirurgia de tratamento da artrose é a colocação de uma prótese. Essa cirurgia apesar de temida por muitos pacientes tem ótimos resultados quando a artrose esta já avançada e os outros tratamentos já não conseguem ajudar. Com ela conseguimos melhorar bastante a qualidade de vida.

Reforço que todo o tratamento deve ser sempre acompanhado por um médico capacitado, assim conseguindo os melhores resultados.

Quanto antes se inicia o tratamento da artrose melhor serão os resultados .

ArtroseMarcelo Bonadio