Luxação da Patela (rótula)

 

A luxação da patela (rótula) pode acontecer decorrente de uma contusão ou entorse do joelho (luxação traumática) ou em situações rotineiras como uma simples rotação sobre uma perna(luxação não traumática). Os episódios de luxação ocorrem mais frequentemente entre adolescentes. Geralmente existe uma clara sensação que algo saiu do lugar e na maioria das vezes logo a rótula volta para o lugar sem a necessidade de nenhuma manobra específica. 

A luxação da patela gera um dor intensa no momento, com uma melhora importante da dor após a patela voltar ao lugar. Mesmo assim, após a luxação ainda há dor por um período de semanas. O joelho pode ficar bastante inchado e com limitação do movimento.

Após um primeiro episódio de luxação da rótula pode se desenvolver uma instabilidade patelar com a recorrência de luxações. Nessa situação, geralmente existem condições da anatomia do joelho que facilitam a saída da patela do lugar.

Oque fazer se sua patela saiu do lugar?

É recomendável procurar o atendimento médico após um episódio de luxação de patela. Mesmo que ele volte ao lugar é importante saber se houve alguma lesão durante a luxação. Dessa forma uma avaliação no pronto socorro ou no consultório é aconselhável.

Como é o tratamento da luxação de patela?

O tratamento do primeiro episódio de luxação de patela pode ser realizado sem a necessidade de cirurgia com imobilização temporária e fisioterapia com trabalho de redução da dor e retorno as atividades com fortalecimento. Porém em alguns casos a cirurgia pode ser necessária para o tratamento de alguma lesão que ocorreu durante a luxação ou devido o alto risco de novos episódios. O tratamento deve ser sempre indicado de forma individualizada após criteriosa avaliação.

Minha patela já saiu algumas vezes do lugar.

Nos casos de luxações repetidas da patela o tratamento cirúrgico se faz necessário. A cirurgia tem como principal objetivo estabilizar a patela e evitar novas luxações, assim como melhorar a função do joelho que pode estar prejudicada pela instabilidade. Existem diferentes tipos de cirurgia que algumas vezes vão tentar melhorar as características anatômicas que facilitam a saída da patela do lugar. Sendo que a indicação do tipo de cirurgia irá variar em cada caso.

Ficou com alguma dúvida sobre o seu caso? Envie sua pergunta!