Meniscos

MENISCOS


LESÕES NO JOELHO - MENISCOS


 
meniscos

Introdução

No joelho possuímos dois meniscos, uma para cada metade do joelho, sendo denominados menisco medial (parte de dentro do joelho) e lateral (parte de fora do joelho). Os meniscos são estruturas fibrocartilaginosas responsáveis principalmente pela absorção de impacto e também ajudam na estabilidade do joelho.

A ruptura do menisco é a lesão mais comum do joelho em atletas, especialmente aqueles envolvidos em esportes de contato. Movimentos súbitos de torção e flexão do joelho podem fazer o menisco rasgar. Esta é uma lesão traumática do menisco. 

Porém elas também ocorrem em pessoas que não necessariamente praticam esportes. Neste caso, são as chamadas lesões degenerativas, que ocorrem à medida que o menisco se desgasta e enfraquece com a idade. 

Sintomas

O menisco lesionado provoca dor, inchaço, rigidez, sensação de “pegar” ou travar o joelho, fazendo com que você não consiga mover o joelho por toda  amplitude de movimento ("dobrar e esticar completamente"), muitas vezes.  Porém lesões menores podem ter sintomas bem mais leves, como apenas um desconforto localizado na região da lesão. 

Tratamento

Toda lesão precisa de cirurgia?

Não. O tratamento depende do tipo, tamanho e localização da lesão, bem como sua idade e nível de atividade. 

Se a lesão é pequena e estável, sem fragmentos (flaps) instáveis do menisco, o tratamento não cirúrgico pode ser suficiente para resolução dos sintomas. No entanto,  em alguns casos os sintomas persistem e a cirurgia pode ser necessária. Alguns casos de lesões agudas, em pacientes mais jovens e ativos também podem ter uma indicação de tratamento com cirurgia logo de início.

Cirurgia

A cirurgia para tratamento de lesões do menisco podem ser divididas em dois tipos: Meniscectomia e reparo meniscal

  • A meniscectomia é a cirurgia em que remove-se a área lesada ("machucada").  

  • Já o reparo meniscal é a cirurgia em  que realiza-se a sutura, fazendo alguns pontos intra-articulares ("internos dentro do joelho") permitindo que o menisco cicatrize.

Os dois tipos de cirurgia são realizados por artroscopia ("cirurgia por vídeo"), através do uso de uma câmera de forma menos invasiva, porém em alguns casos podem ser necessárias incisões adicionais. 

A opção por um ou outro tipo de cirurgia irá depender do tipo e tempo de lesão, assim como do perfil da pessoa quanto à idade e nível de atividade física. Essa é uma decisão que tem de ser feita de forma individualizada.

A recuperação demora muito?

Não necessariamente. A recuperação após a cirurgia irá depender do tipo de cirurgia. As meniscectomias (remoção da área machucada) geralmente tem uma recuperação bem rápida, com um curto período de repouso parcial de uma ou duas semanas. Já os reparos do menisco exigem um repouso maior com mais limitações, que variam de acordo com a extensão e tipo da lesão.

Tem dúvidas do seu caso? Envie para nós!


 

Hello,

World!