ARTROSE

LESÕES NO JOELHO - ARTROSE

Introdução

A Artrose ou artrite dos joelhos representa uma degeneração (desgaste) dessa articulação. Essa degeneração acomete diferentes estruturas do joelho como cartilagem, menisco, osso e ligamentos. A artrose causa dor, limitação de movimento e até deformidades dos joelhos.

artrose 2.png

Causas:

A artrose pode não ter uma causa bem estabelecida e nesses casos é chamada de primária. Alguns fatores aumentam o risco de desenvolvimento da artrose primária como a obesidade e sedentarismo.

Já em outras situações existe uma causa bem relacionada com o surgimento da artrose:

• Trauma: Traumas dos joelhos com lesões ligamentares e fraturas aumentam o risco do desenvolvimento de uma desgaste (artrose) do joelho acometido. Os sintomas podem aparecer muitos anos após o episódio.

• Retirada do menisco: a menisectomia é uma fator que aumenta a chande de desenvolvimento de degeneração do joelho. A ressecção mesmo que parcial pode levar a um maior estresse de estruturas como a cartilagem, acelerando o seu desgaste.

• Algumas doenças: doenças como artrite reumatóide, psoríase, gota, hemofilia aumentam o risco de desenvolvimento de uma degeneração de articulações e o joelho é bastante acometido.

• Infecção: Uma das complicações após uma infecção que ocorre dentro do joelho é a artrose. Sabe-se que a sua gravidade é proporcional ao tempo de demora entre o início dos sintomas e o tratamento cirúrgico. Por isso é muito importante procurar serviço médico o mais rápido possível sempre que houver sintomas de infecção como febre, vermelhidão, calor, inchaço, dificuldade de movimento e dor intensa ao mobilizar.

Sintomas

Inicialmente a artrose geralmente começa com sintomas leves como dor ao final do dia após longos períodos em pé ou ao andar maiores distâncias. Como a progressão do desgaste as dores vão se tornando mais frequentes e mais intensas, podendo surgir inchaço do joelho.

Em fases mais avançadas o movimento do joelho pode diminuir, não sendo mais possível esticar ou dobrar o joelho completamente. Também podem surgir deformidades nas quais lentamente o joelho pode entortar para dentro (valgo) ou para fora (varo), em consequência do desgaste ósseo e afrouxamento de alguns ligamentos.

As dores na artrose podem variar com períodos de melhora e períodos de crise com dor e inchaço do joelho. As dores podem piorar a depender da atividade ou até mesmo do clima.

Diagnóstico

O diagnóstico de artrose é feito pela história, exame físico e radiografias dos joelhos. Na maiorias dos casos não são necessários mais exames além do Raio-X. A ressonância magnética pode ser solicitada em casos específicos, a depender da suspeita médica.

CLÍNICO (não cirúrgico)

O tratamento da artrose tem uma grande gama de opções que mudam de acordo com a fase da degeneração da articulação e as características de cada pessoa.

Como primeira linha de tratamento sempre é importante avaliarmos possibilidades de mudança de hábitos, como alimentação e atividades físicas. Essas são medidas centrais pro sucesso do tratamento a longo prazo. Existem algumas medicações que podem ser utilizadas com o objetivo de reduzir os sintomas, contudo é importante salientar que a medicação não é capaz de curar a artrose.

Outra modalidade de tratamento é o uso de joelheiras, palmilhas e bengalas que também podem ajudar a reduzir a carga e consequentemente a dor nos joelhos.

INFILTRAÇÕES

As infiltrações (injeções) no joelho também podem ser utilizadas como um forma de diminuir os sintomas, sendo importante entender que o objetivo dessas injeções não é recuperar aquilo que foi desgastado pela artrose. Elas atuam como tratamento complementar as demais medidas

As duas principais modalidades de injeções que são aplicadas dentro do joelho são o ácido hialurônico e corticóide. Eles devem respeitar intervalos rigorosos e não devem ser aplicados indiscriminadamente.

E quando todas as medidas clínicas não são suficientes?

Em casos de artrose mais avançada, sem sucesso dos tratamentos anteriormente descritos, é indicado o tratamento cirúrgico com colocação de prótese de joelho (artroplastia de joelho).

A cirurgia de colocação de prótese do joelho tem a capacidade de corrigir as deformidades da artrose, melhorar o movimento, reduzir a dor e melhorar a qualidade de vida, mas geralmente é indicada quando falharam as medidas anteriores descritas.

Cirurgia não é uma perspectiva agradável para ninguém, mas para algumas pessoas com artrose, pode significar a diferença entre levar uma vida normal ou tolerar uma condição debilitante.

Prótese do joelho é uma das operações mais bem sucedidas disponíveis hoje. É um excelente procedimento para melhorar a qualidade de vida, eliminar a dor e melhorar a função. Em geral, 90-95% das próteses de joelho sobrevivem 15 anos, dependendo da idade e do nível de atividade.

A cirurgia deve ser discutida em detalhes, para que você possa se preparar para todas as etapas da recuperação e ter o melhor resultado possível. O objetivo é voltar a andar o quanto antes, já sendo liberado apoiar na perna operada no dia seguinte da cirurgia com ajuda de um andador. Porém, é importante o acompanhamento de um fisioterapeuta para otimizar o processo de reabilitação.

Após o procedimento cirúrgico

Quando você vai para casa, precisa tomar precauções especiais ao redor da casa para tornar um ambiente seguro. Você pode precisar de suportes em seu banheiro ou fazer algumas pequenas adaptações em sua casa, especialmente se ela tiver em um monte de escadas. Converse com o seu médico sobre quais adaptações são necessárias.

Tem dúvidas sobre o seu caso? Envie para nós!